Saudações
há cerca de um ano, comprei uma Voyager de 94. Ocasionalmente, sem motivo aparente, parei de marcar o RPM. Desde o final do verão, o problema foi acentuado, acontece com muita frequência. Acontece que isso está associado a uma falha geral no sistema elétrico, pois mais tarde acabei percebendo que, quando isso acontecer, pare de carregar a bateria do alternador.
Em uma das várias inspeções que fiz (eu mesmo, nunca em workshop), percebi que um relé falhou (o começo frio, se bem me lembro), enlouqueceu fechando e abrindo o circuito e coincidiu com o fato de que ele carregou ou não. Mudei e funcionei bem, apenas por alguns quilômetros.
A partir daqui, só pude inspecionar algumas seções de fiação, em busca de cabos descascados que pudessem causar algum cruzamento. Também terminais e algumas fixações, como o alternador.
Na última vez em que usamos a van, neve, para que o asfalto estivesse molhado e a umidade ambiente foi muito alta e só falhou por alguns momentos em 60 km (um recorde inteiro).
Mudei a bateria por que fiquei sem uma viagem. Até onde eu sei, antes que alguém do workshop fosse vendido para mim, conectei a bateria de cabeça para baixo, queimando vários fusíveis e o alternador e fissuro os terminais. Eles foram substituídos logicamente, fusíveis e alternador. É tudo o que sei sobre a história elétrica da van.
Gostaria de saber se alguém encontrou algo semelhante ou se alguém tem alguma sugestão para continuar investigando isso.