Olá Wal7er, existem basicamente 2 lógicas de diagnóstico usadas pela ECU. A primeira é a verificação da continuidade de seus principais circuitos toda vez que você coloca a placa e permanentemente quando o motor está sendo usado. Por esse motivo, se você desconectar qualquer sensor ou atuador, a ECU detecta circuitos abertos. Eles são códigos "set" imediatos.
Os segundos são problemas gerados em "Trip OBD" ou viagem, ciclos de condução. No caso do P0300, é um código que precisa de muito processo de informação da ECU, para poder determinar, por exemplo, no cilindro, há falta de ignição ou não. Por esse motivo, não é um código gerado automaticamente, mesmo na primeira vez que ocorre. Se não fosse, o sistema OBD não teria tolerância às falhas e estaríamos cheios de códigos. Não sei se é entendido. Você deve verificar a lagoa do Encaquetura e o mesmo múltiplo. O outro que me ocorre que o cilindro sai devido ao excesso de gases de gases de escape (EGR). Vi casos devido a um sinal de sistemas para fazer os gases de EGR recircularem em 1 ou 2 cilindros, quando o sistema EGR, operando a inadimplência, faz com que os gases de escape recirculem indiscriminadamente, a mistura nesses cilindros pode ser muito empobrecida naqueles cilindros que são capazes de ocupar o desligamento. Não me lembro exatamente da marca e do modelo, mas uma vez devido a uma cabeça de cilindro, os gases EGR foram passados para o duto de admissão do cilindro que falhou, é claro que é um caso extremo. Mas o egrade para a admissão hoje é integrado à mesma cabeça do cilindro (condicionamento interno). Reclemente a ser corrigido, seja no múltiplo do cilindro que está produzindo falhas de ignição, há outra depressão tomando ou a tomada do evap, por exemplo, qualquer sistema conectado ao múltiplo, especialmente ao N2. Saudações Cordiais da região de Quilpue V.